06/09/2010
Empresárias de Londrina aprimoram liderança para impulsionar
Empresárias de Londrina aprimoram liderança para impulsionar negócios[06-09-2010] Cinco representantes de Londrina integram um grupo de aproximadamente 100 mulheres paranaenses que participam, desde abril deste ano, do LÃder Mulher - Programa Internacional para a Formação de Lideranças, uma solução inédita do Sebrae/PR, que propõe desenvolver e ampliar a influência transformadora das lÃderes empresariais no cenário socioeconômico do Paraná.Motivadas pelo interesse em potencializar sua atuação em empresas e instituições, e prepararem-se para novos desafios, as londrinenses contam como está sendo a experiência que tem permitido a elas ampliar o conhecimento, sobre temas do universo corporativo, e estabelecer contatos com especialistas renomados, em questões empresariais, e com outras empreendedoras de todo o Estado. Especialista em economia de empresas, comunicação com o mercado e em empreendedorismo, a consultora do Sebrae/PR em Londrina, Simone Millan Shavarski, é uma das participantes do LÃder Mulher. Para ela, um programa de desenvolvimento de competências, voltado especialmente para o público feminino, é estratégico e necessário. De acordo com a última Pesquisa GEM - Global Entrepreneurship Monitor, divulgada no inÃcio de abril deste ano, pela primeira vez, a proporção de mulheres empreendendo por oportunidade superou a de homens na mesma condição. As brasileiras estão praticando um empreendedorismo cada vez mais planejado e consistente. Do total de empreendimentos por oportunidade detectados pela GEM, 53% são comandados por mulheres e 47% por homens.â??As mulheres apresentam caracterÃsticas próprias que podem ser intensificadas e devem ser utilizadas no exercÃcio empresarial. Durante os encontros, as participantes valorizam aspectos pessoais, compartilham suas experiências e discorrem sobre a conciliação de papéis exercidos pela mulher na sociedade. Ã? diferente de um treinamento técnicoâ??, pontua.Para a consultora do Sebrae/PR, o autoconhecimento e a preparação são essenciais para a formação de um lÃder. â??A meta do LÃder Mulher é conscientizar as empreendedoras de que precisam envolver-se com temas que normalmente não acessam. Ao final, sairão com poucas respostas, muitas dúvidas e incomodadas. Isso vai estimulá-las a aplicar novos conhecimentos e posturas em seus ambientesâ??, assinala Simone Shavarski. O diamante, pedra que é lapidada mantendo-se as suas caracterÃsticas mais preciosas, simboliza o LÃder Mulher. Até agora, foram realizados quatro encontros regionais e um internacional. O encerramento do Programa ocorre em outubro, na capital paranaense. Estão previstas a realização de duas missões internacionais, uma para o México e outra programada para dois paÃses europeus: Itália e Espanha.O consultor organizacional Paulo Ferreira Vieira vem abordando, nos últimos meses, para as participantes do LÃder Mulher, conceitos e aspectos ligados à liderança. Segundo ele, a cultura empresarial ainda é muito masculina e o universo feminino, normalmente, não é exposto à s discussões sobre liderança. Paulo Ferreira Vieira é bacharel e licenciado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) e atua há 20 anos com estratégias para gestão de pessoas. Ele avalia que as integrantes do LÃder Mulher são interessadas, curiosas e procuram praticar e discutir os novos aprendizados. â??As pessoas que exercem cargos de liderança devem olhar para si próprio o tempo todo e se auto-avaliar. O lÃder precisa, primeiro, estabelecer um compromisso consigo mesmo. Liderar é construir relações de confiança, integridade, competência, consistência, lealdade e aberturaâ??, ensina Paulo Vieira.O consultor complementa ainda que um lÃder consciente deve provocar, naqueles que estão ao redor dele, o sentimento de que o trabalho que é realizado vale a pena. Além da consultora Simone Shavarski, as empresárias Iracelis Gonçalves, da NADAR Fitness Aquático; Karina Sitta, da Mitalcopy Máquinas e Equipamentos para Escritório; Valéria Tonelli Sávio, sócia e gerente de marketing e qualidade da Sávio Alimentos e Vânia Kawakami Obara, dos Supermercados Musamar, também integram o Programa LÃder Mulher. Entrevistadas sobre temas relativos à liderança e negócios, as empresárias expuseram sua visão sobre os seguintes tópicos:Liderançaâ??Sem dúvidas é preciso colocar-se no lugar do outro. Um bom lÃder não faz sua ausência ser sentida, por que passa para seus liderados autonomia e confiança e ele existe em razão de uma causa. A causa do meu negócio é ajudar o meu cliente a atingir seu objetivo, seja melhoria de saúde, estética ou qualquer outroâ??, considera Iracelis Gonçalves.â??Estou à frente dos negócios da empresa da famÃlia há apenas três anos, então avalio que preciso me desenvolver como lÃder e o Programa tem me ajudado nessa tarefa. Buscar conhecimento é muito importante para ter segurança, tomar decisões corretas e liderar pessoasâ??, acredita Karina Sitta. Os conhecimentos sobre liderança tornaram Valéria Sávio mais sensibilizada. â??Estou ciente de que é preciso colocar gente na agenda também. Pude fazer uma revisão de conceitos e ter mais bagagem para desenvolver os lÃderes de equipes da minha empresa. Aprendi a equilibrar os pares razão e emoção e motivação e resultadosâ??, comenta. Para a empresária do ramo de alimentos, à frente dos supermercados Musamar, ter disposição, visão de futuro, determinação e foco são condições essenciais da liderança. â??O lÃder deve ser entusiasmado e ter amor e brilho nos olhos para levar a frente sua visão de melhoria. Sem comprometimento nada se alcança. Também é preciso alimentar sua vontade de contribuir para que todos sejam beneficiados. O foco é sempre no bem maior. Só assim podemos fazer a diferença para os que estão ao nosso redor. O lÃder forma discÃpulos e para isso precisa ser exemploâ??, motiva Vânia Obara.Ousadia nos negóciosA ousadia é uma das marcas dessas lÃderes londrinenses. Visando à melhoria de seus negócios, as empresárias se investiram de coragem e mudaram o rumo de suas organizações. Valéria Sávio, por exemplo, decidiu expandir a linha de produtos da empresa que até pouco tempo produzia apenas sorvetes. Hoje, além de manter esse item, passou a produzir salgados congelados. Pensando em como poderia contribuir para com as pessoas portadoras de diabetes ou que necessitam se submeter a uma dieta restritiva de açúcares e gordura, Vânia Obara aproveitou a estrutura dos Supermercados Musamar e deu inÃcio, em 2002, a fabricação própria de uma linha de produtos light e diet. Isso foi possÃvel graças a uma parceria com a empresa Lowçucar. Hoje, as três padarias do Musamar produzem mais de 40 produtos, no inÃcio eram apenas oito, e a empresa tornou-se pioneira e referência nacional nesse segmento. As mudanças sugeridas por Karina Sitta na empresa familiar Mitalcopy fizeram com o que o faturamento do empreendimento triplicasse em menos de três anos. Diante de uma situação interna que colocava em risco o futuro de seus negócios, a empresária Iracelis Gonçalves avaliou que era preciso substituir toda sua equipe de funcionários. Dicas para o sucesso Motivação, disposição para realizar mudanças e buscar melhorias continuadamente são os fatores que sustentam o bom desempenho da Sávio Alimentos, destaca Valéria Sávio. Para Karina Sitta, profissionalização, atualização constante, trabalho em equipe, valorização das pessoas e saber separar a vida profissional da pessoal são variáveis que levam ao êxito empresarial. Na opinião de Iracelis Gonçalves, â??o sucesso é uma consequência de muito trabalho e dedicação, e só ocorre quando o empresário coloca muito comprometimento em tudo o que faz. Além disso, é preciso honrar a palavra e ter humildadeâ??.â??O sucesso dos Supermercados Musamar se ampara em muito trabalho, esforço, dedicação e disciplinaâ??, explica Vânia Obara.Visão de negócio para o futuroA expectativa de Valéria Sávio é que a Sávio Alimentos seja reconhecida pela qualidade de seus produtos e se torne uma referência em seu segmento. Além de continuar a beneficiar seus alunos e a comunidade por meio de projetos sociais, a NADAR Fitness Aquático aposta em seus diferenciais: tratamento individualizado, respeito ao meio ambiente e inovação. Para Iracelis Gonçalves, uma boa aposta para o futuro é continuar a investir em programas de licenciamentos. Vânia Obara conta que sua empresa está passando por uma reestruturação em todos os departamentos para que possa suportar a expansão que os diretores planejam para os próximos anos. Uma loja deve ser inaugurada dentro de dois anos. Desenvolvimento da equipe e incremento nos negócios é o plano da Miltalcopy. Mensagem para empreendedoras iniciantesVânia Obara analisa que o momento presente é muito benéfico para mulheres. Segundo ela, as mulheres atuais desfrutam dos resultados de muitas lutas iniciadas no passado. â??Temos tudo na mão para dar certo. Temos vantagens que homens não têm como a versatilidade e a capacidade de lidar com várias coisas ao mesmo tempo. Aconselho as mulheres a terem equilÃbrio e tempo determinado para cada atividade: religião, saúde, trabalho, famÃlia, lazer, entre outrasâ??, orienta.â??Buscar sempre o conhecimento e o desenvolvimento pessoal. Nunca se acomodar, ter foco e planejamentoâ?? é a mensagem deixada por Valéria Sávio.â??As mulheres já nasceram prontas para liderar. Metade do caminho está pronto, agora falta se aperfeiçoar um pouco mais, então elas não devem ter medo de liderarâ??, motiva Iracelis Gonçalves. â??Antes de se abrir um negócio e depois é essencial buscar conhecimento, atuar sempre de forma profissional e no caso das empresas familiares, separar muito bem as questões pessoais das profissionaisâ??, aconselha Karina Sitta.LÃder MulherO LÃder Mulher foi implantado após muita pesquisa e após a constatação do Sebrae/PR quanto ao crescimento gradativo da ocupação das mulheres nas empresas, em cargos de liderança e na criação de negócios próprios.Durante o LÃder Mulher, as lideranças femininas paranaenses discutiram diversos temas, dentre os quais a economia mundial em transformação, convergência e divergências entre o desenvolvimento econômico e social, sistema polÃtico brasileiro, a dinâmica da mudança organizacional num mundo plano, o tripé liderança-poder-influência, os desafios da inserção das pequenas empresas, melhores práticas de governança corporativa, ética e condição feminina nas organizações, articulação institucional e governança corporativa. Parceria de pesoA realização do LÃder Mulher é uma parceria entre o Sebrae/PR e Faciap, Fecomércio/PR, Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Federação das Indústrias do Paraná (Fiep)/Universidade da Indústria (Unindus), Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) e Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob).Sobre o Sebrae/PRO Sebrae/PR - Serviço Brasileiro de Apoio à s Micro e Pequenas Empresas no Paraná é uma instituição sem fins lucrativos que foi criada para dar apoio aos empresários de pequenos negócios e aos empreendedores interessados em abrir micro e pequenas empresas. No Brasil, são 27 unidades e 750 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, cinco regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municÃpios do Estado por meio do atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, capacitações empresariais, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco no empreendedorismo, setores estratégicos, polÃticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças. http://www.paranashop.com.br/colunas/colunas_n.php?id=31135&op=notas