PROCESSOSGERENCIAIS
As estratégias, planos e açõesdaNADARestãofundamentados com a suamissãoTransformarencantar a vida dos nossosclientes com fitness aquático, ampliando o elo familiar. Baseadosnestesprincípiosossócios, diretores e colaboradoresplanejamsuasações a fim de ampliar a praticadestesprincípiosacompanhados dos valores do dialogo e a capacidaderealizadora do trabalho: com respeitoàética e a transparência, e comprometido com a responsabilidadesocioambiental, Sersempreinstrumentoeficiente de referenciaaodesenvolvimento de ações de integração e difusãodapraticadaatividadefísica e convivência social.
A identificaçãodascaracterísticas e suastendênciastêmsidorealizadaspeladiretoriadaNADAR. Com base nasavaliações e resultadossãoformuladas novas estratégias e elaboração do plano de ação a serdisseminado.
As estratégiassão planejadas seguindo o modelo de gestão do Ciclo do PDCA, onde são avaliados os sistemas da gestão de processos:
1 – Definição das práticas e Padrões.
2 – Planejamento.
3 – Avaliação.
4 – Inovação e melhoria.
Á analise do ambiente parte do principio considerar a verdadeira razão de existir da NADAR, sua missão, visão e os seus valores, princípios estes que mantém forte o elo de ligação entre a empresa, seus colaboradores, clientes, fornecedores e sociedade. E assim poder avaliar e identificar as ações estratégicas, com base na analise dos fatores externos e internos.
As avaliações são feitas classificando e considerando as competências essenciais e os ativos intangíveis da NADAR. Através da ouvidoria; a pesquisa de satisfação dos clientes, colaboradores, e do clima organizacional relativo às características do setor e do mercado de atuação para obter uma visão clara do ambiente e identificar as oportunidades de melhoria.
Após analisado o ambiente (interno e externo) e identificadas às oportunidades de melhorias é que são definidas e validadas as estratégias e os planos de ação.
Definição das estratégias –
Os processos e estratégias são definidos e validados a partir do cruzamento das informações obtidas da analise do ambiente externo e interno. Proporcionando o planejamento das estratégias e do plano de ação da NADAR, com destaque para suas competências, com foco na missão, visão e valores.
Após definida as estratégias é analisado se as estratégias e o plano de ação estão coerentes com a missão, visão e valores da organização. É fundamental o envolvimento de toda a equipe como forma de preparar e informar as ações e seus resultados aos quais estiveram envolvidos.
A comunicação é feita e reforçada pelas reuniões, intranet, agenda do colaborador, e murais. As informações comparativas estão baseadas nos resultados no mesmo período dos anos anteriores, a partir da capacidade instalada.
Os colaboradores participam diretamente comunicando informações avaliadas e percebidas durante a pratica diária das estratégias, os mesmos são incentivados através das ações de relacionamento a apresentarem sugestões de oportunidades de melhorias, e consequentemente se tornarem parceiros envolvidos no plano de ação.
Com estas ações as definições das funções se tornam mais claras e eficazes, facilitando a comunicação e o entendimento das estratégias, visto os colaboradores estarem envolvidos com o sistema. O monitoramento dos indicadores, metas e plano de ação é analisado e discutido com os colaboradores envolvidos com objetivo de alinhar as estratégias a fim de serem alcançadas.
Osplanos de açãosãomonitoradosatravés dos relatórios e indicadores dos planos de açõesimplantados. Dadosestesquepermitemreconduzir o planejamento no seucurso de aplicação a fim de alcançar as metasdesejáveis, acrescentando novas mudançasaoplanosemprequenecessitar de ajustes.