19/11/2010
Prêmio MPE Brasil
Prêmio MPE Brasil registra alto Ãndice de inscrições no ParanáSegundo levantamento preliminar do Sebrae/PR, o número de inscrições no Estado já chega a 24.098, o que coloca o Paraná em primeiro lugar no número de inscritos no Prêmio em todo o PaÃsO MPE Brasil 2010 â?? Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, criado para reconhecer empresas que mais se destacam em quesitos como qualidade da gestão e capacidade empreendedora, registrou um alto Ãndice de empresas inscritas no Paraná. Segundo levantamento preliminar do Sebrae/PR, o número de inscrições no Estado já chega a 24.098, o que coloca o Estado em primeiro lugar no número de inscritos em todo o PaÃs, um recorde de todas as edições do Prêmio. O número oficial do total de inscrições será divulgado na próxima semana, pelos organizadores da premiação.Realizado desde 2004, o MPE Brasil é promovido pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC), Sebrae, Grupo Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), com patrocÃnio do Governo Federal, Petrobras, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Votorantim e apoio da construtora Odebrecht. No Paraná, a premiação é realizada em conjunto pelo Sebrae/PR e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), por meio do Movimento Paraná Competitivo (MPC), com o patrocÃnio da Gerdau, Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e conta ainda com a parceria da Federação das Associações Comerciais do Estado do Paraná (Faciap) e Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio/PR).O consultor do Sebrae/PR e coordenador estadual do Prêmio MPE Brasil, pela entidade, André Rossi, observa que o número de inscrições no Paraná não deve ser superado por outros estados. â??Ã? um recorde e foi um grande desafio sensibilizar o maior número de empresas paranaenses. Além da inscrição, o empresário que realizou o preenchimento do questionário, que é uma poderosa ferramenta para medir o grau de maturidade da gestão nesses empreendimentos de pequeno porte, terá benefÃcios como a oportunidade de fazer uma auto-avaliação de como está a gestão do seu negócio, de receber o relatório com os pontos fortes e oportunidades de melhoria e de receber a visita dos avaliadores, se classificada para a visita, o que possibilita um relatório com maior valor agregado. As empresas finalistas e vencedoras ganham visibilidade de imagem, de mÃdia, e têm a oportunidade de participar de um evento de reconhecimento em BrasÃliaâ??, observa Rossi.De acordo com o coordenador, uma das estratégias criadas para incentivar a inscrições no Prêmio foi sensibilizar empresários que receberam as visitas de consultores do Programa Negócio a Negócio, uma iniciativa do Sebrae criada com o objetivo de levar as soluções da entidade até os empresários de micro e pequenas empresas, já constituÃdas ou em condições de se formalizar. Com o mote â??O Sebrae vai até vocêâ??, o Programa prevê três consultorias de orientação empresarial gratuitas, mediante agendamento prévio.â??Nas empresas visitadas no Negócio a Negócio, os empresários foram sensibilizados sobre o Prêmio MPE Brasil e orientados sobre o processo de inscriçãoâ??, explica Rossi. De acordo com o coordenador, essa estratégia contribui para que a meta estabelecida pelo Sebrae/PR, em posicionar o Paraná como um recordista de inscrições no Prêmio, fosse alcançada. â??E o Estado já é uma referência quando se trata de empresas premiadas na etapa nacionalâ??, complementa.No Ciclo 2009, a Patrimonium Monitoramento 24 Horas, empresa de Maringá, região noroeste, foi a vencedora na categoria Comércio. Em 2008, duas empresas de Curitiba ficaram entre as vencedoras nacionais. A FBITS Desenvolvimento de Software venceu na categoria Serviços de Tecnologia da Informação e a Vininha Fast Food na categoria Comércio. Na mesma edição, Armando Pertuzati, proprietário da Fazenda Cruzeiro, localizada em Francisco Alves, na região oeste, ficou em segundo lugar no Brasil, na categoria Agronegócio. De acordo com o levantamento prévio, cerca de 90 mil micro e pequenas empresas de todo o Brasil se inscreveram na premiação. Para efetivar a inscrição no MPE Brasil, os empresários precisam responder a um questionário de auto-avaliação, baseado no Modelo de Excelência da Gestão da (FNQ), que mede quesitos como liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informação e conhecimento, pessoas, processos e resultados.As empresas mais bem avaliadas em cada estado são selecionadas para concorrer nas categorias Agronegócio, Comércio, Educação, Indústria, Saúde, Tecnologia da Informação, Turismo, Serviços e destaque em Responsabilidade Social.Segundo o balanço que está sendo realizado pelo Sebrae/PR, 843 empresários, das regiões centro-sul, norte, noroeste, oeste e sudoeste, responderam ao questionário candidatando-se efetivamente a concorrer à premiação. A próxima etapa do Prêmio é capacitar os avaliadores, que farão visitas presencias nas empresas que atingiram pontuação mÃnima exigida pelo regulamento nacional do MPE Brasil 2010.Para André Rossi, do Sebrae/PR, a expectativa é ver empresas paranaenses competindo e vencendo a etapa nacional. â??Conhecemos o potencial do Estado e sabemos que os empresários estão sempre preocupados em melhorar a gestão de suas empresas. Com certeza, seremos bem representados nacionalmente a exemplo dos anos anteriores.â??Mais informações sobre o Prêmio MPE Brasil podem ser acessadas no site www.mbc.org.br/mpe.Sobre o Sebrae/PRO Sebrae/PR - Serviço Brasileiro de Apoio à s Micro e Pequenas Empresas no Paraná é uma instituição sem fins lucrativos que foi criada para dar apoio aos empresários de pequenos negócios e aos empreendedores interessados em abrir micro e pequenas empresas. No Brasil, são 27 unidades e 750 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, cinco regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municÃpios do Estado por meio do atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, capacitações empresariais, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco no empreendedorismo, setores estratégicos, polÃticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.