02/12/2010
Sai lista de vencedores do MPE Brasil 2010 – Etapa Paraná
Empresários, colaboradores, familiares, clientes e parceiros de empresas paranaenses participantes do MPE Brasil 2010 - Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas vestiram, literalmente, a camisa de suas organizações, na última terça-feira, dia 30, em Curitiba. Torcidas animadas, de todas as regiões do Paraná, lotaram o auditório do Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores das Indústrias do Paraná (CIETEP) para acompanhar a entrega da etapa estadual do Prêmio MPE Brasil 2010. A Process Informática (Maringá) e a CRG Informática â?? Megasult (Francisco Beltrão) foram vencedoras na categoria Serviços de Tecnologia de Informação e Comunicação. A Farmácia Viviane (Cambé) venceu na categoria Comércio. A Nadar Fitness Aquático (Londrina) e a empresa Gestão Inteligente (Curitiba) foram as melhores colocadas na categoria Serviços.A empresa AAF do Brasil Produtos Odontológicos (Ibiporã) e a Cerâmica Marim Mazzuco (Cândido de Abreu) foram as contempladas da categoria Indústria. Na categoria Serviço de Turismo, o vencedor foi o Hotel 10 (União da Vitória). O prêmio Destaque Boas Práticas de Responsabilidade Social foi concedido ao Instituto Tecnológico e Educacional (ITECNE), empresa com sede em Cascavel, que efetuou o plantio de 10 mil mudas de orquÃdeas no municÃpio. Segundo dados divulgados pelo Sebrae/PR, 843 empresários, das regiões centro-sul, norte, noroeste, oeste e sudoeste, responderam ao questionário candidatando-se efetivamente a concorrer à premiação. Em 2010, o Paraná ficou em primeiro lugar no número de empresas inscritas em todo o PaÃs, com 24.098 inscrições na premiação. â??A premiação é um reconhecimento estadual e nacional concedido, anualmente, à s micro e pequenas empresas que se destacam em suas categorias. As empresas são avaliadas pelas caracterÃsticas de comportamento empreendedor dos empresários e pela gestão das empresas e seus resultados financeiros, tudo baseado no Modelo de Excelência em Gestão da FNQ â?? Fundação Nacional da Qualidadeâ??, explica o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Allan Marcelo de Campos Costa, presente na cerimônia de premiação. â??O objetivo do Prêmio MPE Brasil é promover maior sensibilização quanto aos conceitos de competitividade, qualidade, gestão, inovação e produtividade para auxiliar no desenvolvimento das micro e pequenas empresas brasileirasâ??, reforça o diretor-superintendente do Sebrae/PR. Observando que grande parte das vencedoras da etapa estadual do Prêmio MPE Brasil é formada por empresas jovens, o gerente da Unidade de Programas Estaduais (UPE) do Sebrae/PR, José Gava Neto, analisa que o mercado está cada vez mais competitivo e que a qualidade não é mais um diferencial, mas sim uma exigência para a sobrevivência das organizações. â??Ficamos contentes em notar que empresas constituÃdas há pouco tempo já sejam reconhecidas. Os números de empresas e empreendedores atendidos pelo Sebrae/PR, neste ano, são excepcionais e mostram a força das nossas parcerias e a competência de nossa equipeâ??, destaca José Gava Neto. Ao receberem a premiação, os empresários das empresas vencedoras agradeceram o apoio do Sebrae/PR para o desenvolvimento de seus negócios. O gerente do Sebrae/PR diz que esse resultado só é possÃvel porque os empreendedores abriram as portas para a entidade e aplicaram as soluções empresariais indicadas. â??O aumento de empresas interessadas e atendidas pelas soluções do Sebrae/PR, em 2010, permite que possamos cumprir nosso objetivo que é contribuir para uma taxa crescente de sucesso dos empreendimentos. Esse reconhecimento do nosso cliente nos deixa muito honradoâ??, assinalou José Gava Neto. A coordenadora executiva do Movimento Paraná Competitivo e gestora do Prêmio, pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), Luciana Grandizoli, reforça que o Prêmio é uma oportunidade para que o empresário busque um modelo de gestão eficaz. â??Ao participar da premiação, ele se auto-avalia. Ã? como fazer um check-up médico e ter um diagnóstico da saúde da empresa. Isso facilita muito a avaliação dos resultados e administrar prioridadesâ??, compara.Luciana Grandizoli ainda reforça a parceria entre o IBQP, Sebrae/PR e demais entidades, para a operacionalização do Prêmio, no Estado. â??Ã? importante ressaltar, também, que os avaliadores do Prêmio MPE Brasil são voluntários, capacitados por nós para fazer as visitas à s empresasâ??, diz a gestora. Em 2004, o Prêmio MPE Brasil registrou, no Paraná, 220 empresas participantes, em 2009 foram mais de 2.500, e em 2010, mais de 24 mil. O consultor do Sebrae/PR e coordenador estadual do Prêmio MPE Brasil, pela entidade, André Rossi, comenta as razões desse aumento expressivo de empresas envolvidas. â??Alcançamos esse número recorde, pois uma das estratégias criadas para incentivar a inscrições no Prêmio foi sensibilizar empresários que receberam as visitas de consultores do Programa Negócio a Negócio, uma iniciativa do Sebrae criada com o objetivo de levar as soluções da entidade até os empresários de micro e pequenas empresas, já constituÃdas ou em condições de se formalizar. Com o mote â??O Sebrae vai até vocêâ??, o Programa prevê três consultorias de orientação empresarial gratuitas. Nas empresas visitadas no Negócio a Negócio, os empresários foram sensibilizados sobre o Prêmio MPE Brasil, respondendo as quatro perguntas de gestão e orientados sobre o processo de inscriçãoâ??, explica Rossi.O consultor do Sebrae/PR destaca que a participação no Prêmio é benéfica porque leva o empresário a refletir sobre como está a gestão da sua empresa e em quais processos precisa avançar para a empresa tornar-se mais competitiva. "O prêmio é uma das ferramentas mais inteligentes para preparar o empresário para patamares maiores de competitividadeâ??, observa Rossi. O PrêmioRealizado desde 2004, o MPE Brasil é promovido pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC), Sebrae, Grupo Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), com patrocÃnio do Governo Federal, Petrobras, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Votorantim e apoio da construtora Odebrecht. No Paraná, a premiação é realizada em conjunto pelo Sebrae/PR e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), por meio do Movimento Paraná Competitivo (MPC), com o patrocÃnio da Gerdau, Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e conta ainda com a parceria da Federação das Associações Comerciais do Estado do Paraná (Faciap) e Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio/PR). As empresas vencedoras da Etapa Estadual concorrem agora à etapa nacional. Todas as candidatas ao MPE Brasil responderam a um questionário de auto-avaliação e receberão um relatório apontando seus pontos fortes e oportunidades para melhoria. As informações fornecidas pelas empresas nos formulários de inscrição e no questionário de auto-avaliação foram tabuladas em sistema informatizado, analisadas por uma Comissão Técnica, e elencadas num ranking.